IL VOLO um sucesso global (e por que apenas alguns artistas italianos são "exportados" no exterior)

Ainda hoje há muitos, incluindo os especialistas,  a se perguntar por que o enorme sucesso de Il Volo ao redor do mundo e agora também na Itália. Alguns jornalistas perguntam-lhes diretamente para os componentes trio que geralmente respondem que é provavelmente devido ao fato de que o público é atraído pela novidade de um repertório clássico apresentado por cantores muito jovem e porque eles interpretam o bel canto ea melodia da tradição italiana que tem os únicos tipos apreciado no exterior.
Isto pode ser parcialmente verdade, mas a razão é muito mais banal e simples: eles gostam, porque eles têm vozes bonitas pode cantar e interpretar como poucos. 
E 'interessante notar que nenhum jornalista estrangeiro  faz esta pergunta, porque eles vêm de todas as entrevistas preparados, assistem aos clipes , seus shows por isso, se alguem tinha inicialmente  essa dúvida depois de ouvi-los cantar, claro, seria dado a resposta sozinho.
Nós parece difícil de entender que um grande habilidades vocais e interpretativas estão por trás do sucesso mundial de qualquer cantor, em qualquer lugar ea qualquer hora. Estranhamente, no entanto, os nossos especialistas ( criticos italianos) expressam dúvidas isso só no que diz respeito de nossos artistas da casa, porque nenhum deles jamais pensou em perguntar as razões para o sucesso de Frank Sinatra, Elvis Presley, Barbra Streisand, Michael Bolton, Celine Dion ou Whitney Houston, para citar alguns dos mais famosos cantores estrangeiros para suas belas vozes e performances memoráveis.
E 'certamente a habilidade e talento dos dois tenores Piero Barone e Ignazio Boschetto e Gianluca Ginoble barítono que tem encantado milhões de fãs em todos os cantos do planeta e os espectadores que conferem entusiasmado ovação de pé em cada execução de qualquer música tocada pelos três jovens, em Italiano, Inglês, Espanhol ou Francês, seja ele pop, lírico ou melódico. Os três rapazes obteram a aprovação por parte do público de língua Inglêsa para suas versões de canções clássicas da tradição americana em Inglês como "My Way", Memory "Smile" "ou" Delilah ", mas também para as músicas atuais, como" Beautiful Day "e" pequenas coisas ".
A beleza de uma voz não reside apenas na capacidade de emitir aguda ou warbling impetuoso, mas também no timbre e na maneira que é modulada para transmitir calor e paixão. Cantar não é apenas um exercício técnico, mas é a transmissão de uma emoção de uma pessoa para outra. E isso é o que afeta ouvir as execuções
 desses caras, porque todos os três têm essas duas características: o dom de ter itens incomuns, poderoso e grossas, eo talento de saber como usar a despertar empatia e emoção.

Suas performances ao vivo são caracterizadas pelo domínio de execução, combinado com a facilidade e fluência e, acima de tudo, a expressividade, embora muitas vezes vocalistas que cantam bem de um ponto de vista estilístico pode ser  sem expressão,  ou  prejudicado por preocupações técnicas.

Encanta também o equilíbrio tonal do tamanho de suas vozes, diferentes mas complementares, quando se reúnem em uma relação harmoniosa perfeito, no qual todos os componentes são igualmente importantes e inter-independente, ou seja, cada um é independente, mas trabalha para a criação do resultado que finais acusticamente é maior do que a soma dos elementos individuais. Uma outra das suas vantagens é a versatilidade. Como Andrea Bocelli não são tenores (e barítono) "escola", ao contrário de Pavarotti, por exemplo, que tinha um cenário lírico voz mais estruturada e rígida, portanto, menos adequado ao pop.

Cada um deles é capaz de interpretar magistralmente também músicas solo que exigem técnica, o tom ea emoção muito diferente. Inácio fascina tanto ao cantar um medley de Pino Daniele tanto ao fazer uma versão sem paralelo de "Memory", Piero é excelente tanto na corrida "E lucean as estrelas", quando ambos os duetos em "My Way" e Gianluca toca acordes profundas tanto na interpretação "Aranjuez" e quando encanta com a sua "Bridge Over Troubled Water". Agora a estudar canto lírico poderia perder, pelo menos em parte, este duotilidade.
Muitos críticos e auto-nomeados "conhecedores" Os italianos continuam a considerá-los como um fenômeno lixo que oferece uma retro, imagem antiquado do nosso país. O paradoxo é que as canções clássicas da nossa tradição musical são propostas com grande sucesso pelos artistas estrangeiros, como o grupo internacional "Il Divo", famosa em todo o mundo e praticamente desconhecido para nós, ou como Michael Buble que muitas vezes canta em italiano e que ultimamente tem reavivado uma versão ítalo-Inglês de "quando, quando". Em qualquer outro país uma bela voz, harmonioso, formado e "educado" desperta admiração, enquanto na Itália, onde o bel canto nasceu, é uma qualidade que hoje é quase  desprezado. 

Provavelmente Susan Boyle (1), que teria sido considerado fora de tempo. Mesmo no mundo da música pop internacional, que é capaz de compor músicas, mas você percebe  não tem o vocal adequada para interpretar confiada a profissionais.
 No exterior são lista permanentemente classificação dos vocalistas mais talentosos, bem como o Festival Eurovisão da Canção em 2015 em que o Il Volo  ganhou os três primeiros lugares. Temos uma tal prática provavelmente vai se tornar o objeto de ridículo pelos peritos habituais, defensores de um mal entendido "modernidade".
Claramente a voz por si só não é suficiente para declarar a beleza eo sucesso de uma performance, e a escolha da música é fundamental para melhorar os talentos vocais de quem canta. Aqui também é a habilidade do trio e seu produtor e gerente que preferem canções melódicas e clássico que melhor se adaptam ao seu estilo vocal. Muitos cantores italianos, no entanto, ainda que com uma voz interessante muitas vezes optam por faixas que humilham as suas habilidades quando se apresenta orginal e "moderno". Por outro lado, o gênero melódico-romântico - que inclui a maioria das canções que compõem o repertório do trio - é considerado "não muito contemporâneo" ou anacrónico, enquanto no resto do mundo (incluindo o muito emulada Estados Unidos) é considerado uma inovacao sempre relevante e intemporal.
 O estilo de Il Volo é original, moderno e tem um sabor internacional, por isso é apreciado por pessoas de todos os países e de todas as idades. " Muitos tentam imitar o que vem do mundo anglo-saxão, mas partimos da tradição italiana e misturamos com pop e rock. Uma das nossas fórmulas que nos faz distinguir à quem nos escuta "  explica Gianluca.
Il  Volo coloca a ênfase na música muito superior a outros grupos de clássico de ópera-pop e delicado, como "Il Divo". O profissionalismo desses caras é evidente pelo fato de que todos os três estudam e tocam piano, Inácio também compõe canções (2), mas ainda não se sente pronto para apresentar ao público suas outras habilidades, porque eles sabem que qualquer novo compromisso exige experiência e uma longa preparação, e trabalha incansavelmente para melhorar em todas as áreas. "Recebemos muitas canções escritas por vários autores mais cedo ou mais tarde será também tempo para nossas composições. Quando tivermos  uma boa ela irá para o disco  "revela.Poucos músicos italianos têm essa humildade e maturidade artística  de não oferecer um produto que não é perfeito sob todos os pontos de vista.

Pelo contrário, parece-nos que a maioria dos artistas partem  do pressuposto de que a melodia e  o canto são a última coisa a que devemos prestar atencao.
Tralasciando as imitações dolorosas em gêneros musicais molho de importação italianas, como rock, azuis, metal e rap, eles não têm chance para coincidir com os originais e pode aspirar apenas para um sucesso nacional, o problema é que a grande maioria dos cantores italianos e compositores gostam de se chamar centram-se principalmente sobre o texto, em vez de no arranjo música. 
As notas que acompanham as palavras parecem estar presas ao acaso apenas para dar à música o título da canção. As razões são quase sempre chatas e repetitivas, quando se trata de cacofonia real que fazer chiar sentidos do ouvinte e eu estou ouvindo para a sequência de desarmonia desagradável de acordes. E 'natural que essas músicas não podem ser apreciadoas por um público estrangeiro que não entende e não pode avaliar o texto e ainda é muito acostumados a melodias escritas - ou pelo menos retrabalhado - de compositores profissionais e cantada por artistas talentosos. Isso não quer dizer que as palavras não são importantes, longe disso, mas as métricas devem misturar-se com a música para formar uma combinação perfeita para fazer a canção lisa, ritmica e audível.

Deve acrescentar que cada língua tem um gênero musical ;o italiano para sua doçura combina bem com o melódico e romântico, bem como espanhol, que é mais animada, em seguida, também adequado para mais estilos rítmicos, o Inglês é perfeito para rock e rap, enquanto estes tipos colidir com a suavidade de 'versões caseiras italianas e muitas tornam-se quase caricaturas. O Alemão, para a sua dureza, que é difícil de ser combinadas e, por conseguinte, é preferível na sua capacidade meramente instrumental.
Os parâmetros que fazem uma canção digna de ser "exportado" têm a relevância e originalidade da melodia e arranjo instrumental adequação deve ser enfatizado que o "clima" da canção psicológica e adaptar-se ao tipo de intérprete vocal; o equipamento deve estar ao serviço da música e não a moda musical. É também importante para a adesão da música a versao do  texto e vice, o anexo deve acompanhar e melhorar as palavras para criar uma entidade, enfatizo com o carimbo e a voz modulação do intérprete, cuja harmonia será percebido pelo ouvinte, mesmo se ele não entende o idioma.

Canções inéditas realizadas pelo Il Volo foram interrompidas pela crítica, incluindo "Big Love",(grande Amore) cujo texto é julgada trivial. Em vez disso, tem sido bem sucedido porque tem todas as características necessárias para torná-lo uma razão vencer: a originalidade da melodia, fácil de lembrar, a consonância entre as notas e palavras, o arranjo cuidadoso e a magistral execução musical. Se você fosse para compilar uma lista dos elementos importantes em uma canção, na verdade, música e canto estão em primeiro lugar (caso contrário, torna-se uma recitação). 
O significado dos apelos de texto para o nosso intelecto, pode se alegrar ou entristecer, pode despertar memórias agradáveis ​​ou dolorosas, pode fazer-nos refletir ou empatia, mas a música é principalmente a música ea música deve ser capaz de vibrar acordes mais profundos da alma humana. Os esnobes intelligentes italianos que preferem o "compositor ocupado" e os textos de comentário social e usa a palavra "catchy" num sentido pejorativo, como se fosse do índice de má qualidade, enquanto todas as canções clássicas tornaram-se famosas e imortal são, de facto primeiro "catchy" ou seja, ouvir agradável, e todos eles têm a peculiaridade de permanecer gravada na minha mente e para ser facilmente cantaroladas.

 O público italiano também está acostumado a apreciar principalmente as letras, sem prestar muita atenção à música e técnica de cantar, no entanto, ainda tem uma educação cultural e uma sensibilidade musical "histórica", então naturalmente sofre o charme e harmonia de beleza um pedaço perfeitamente executada que amalgama os diferentes componentes. E 'esta é a razão do grande sucesso alcançado pelo trio também em casa.
Referindo-se ao exemplo da nossa casa, é generalizada entre os italianos a crença de que os seus ídolos no exterior são os autores das músicas que eles tocam. Na verdade, uma das críticas mais freqüentes feitas ao trio de seus detratores é que seu repertório é constituído por "cobertura" e músicas que não têm sido compostas por eles. Muitos vão, portanto, ser surpreendido ao saber que contados nos dedos de uma mão a estrela mundialmente famosa que escrever e compoe suas próprias canções, e que a maioria dos grandes artistas de língua Inglês cover cantando. 

Basta pensar em canções como "Hallelujah" de Leonard Cohen, e "Without You", escrito em 1972 por Harry Nilsson, interpretado por um número infinito de vocalistas, incluindo Mariah Carey, ou "Smile", escrito por Charlie Chaplin, que ficou famosa por interpretação da Barbra Streisand, mas também Diana Ross e Michael Jackson, e inúmeros outros. Elvis Presley ficou famosa na América as traduções clássicos napolitanos como "O Sole mio" tornou-se "É agora ou nunca" ou "Volte para Sorrento" transposta em "rendição". Deve ser conhecido por todos que os ícones da música pop como Frank Sinatra, Barbra Streisand, Whitney Houston, Celine Dion e Michael Buble não são os autores das canções que fizeram imortal com suas performances, mas talvez alguém vai se surpreender ao saber que Patrick Leonard ( 3) é o compositor e ghostwriter que colaborou com Leonard Cohen e é também o autor de canções de Madonna, o que contribui minimamente para a elaboração dos textos. 
Justin Bieber disse que só com o seu álbum de Propósito senti finalmente livre para decidir o que cantar, porque antes as músicas foram impostas por outros. ( "The 21-year-old disse:" Eu era muito jovem e eu tive pessoas  me dizendo o que gravar, dando-me canções e outras coisas ".). Seu nome aparece agora entre os autores das músicas que ele canta, mas olhando para a lista que mesmo chegar a 14 ou 15 nomes é difícil ver o que a sua contribuição efectiva.
 Muitos acreditam que as canções de Beyonce são autobiográficas, mas escrevê-los é Linda (4) Perry e outros compositores, embora muitas vezes que ele assume paternidade. para não mencionar o choque de muitos fãs para descobrir que o letras tocante que fez as canções de Reginald Dwight, também conhecido como Elton John, clássicos intemporais ter sido escrito por seu parceiro Bernie Taupin. A acoplado um vencedor, como eram Battisti e Mogol. E talvez os jovens fãs de One Direction vai ficar desapontado ao saber que Julian Bunetta é o autor das canções executadas pela banda de menino desde 2012.
Atrás de cada estrela internacional gira uma infinidade de profissionais que escrevem, compor, fazer fazer. Muitos ghostwriters (escritores fantasmas) criar suas canções já em mente o artista que vai realizá-las, de modo adequado às suas características vocais. A capacidade de um bom cantor está fazendo seus e "sentir" profundamente as palavras ea música, e então transmitir essas emoções para o ouvinte. Ninguém pode negar que esta é uma forma de arte.Por outro lado, é extremamente raro que a mesma pessoa tem a capacidade e as habilidades para compor músicas e letras, ao mesmo tempo ter o direito de cantar vocais. Ele gostaria também afirmam que todo grande ator teve a capacidade de conceber o enredo e escrever o roteiro do filme em que ele estrela. Para cada um as suas próprias especialidades.
O  Il Volo é a única empresa italiana cuja CD sair simultaneamente em mais de 50 países, subindo rapidamente o topo das paradas em vários continentes. Mas, para além das mesmas e outras muito raras excepções (5), a fama da maioria dos outros cantores italianos aclamados em casa não atravessar a fronteira do nosso país. Estranhamente ninguém parece saber sobre as razões ou para encontrar uma resposta convincente. Alguns vão atribuir a razão para a dificuldade de entender a nossa língua. E 'o que temos argumentado fãs de Emma (Brown) para o resultado decepcionante no Eurovision 2014, que é a recuperação mesmo no top 20; "Eu estava penalizado porque ele tem cantado em italiano" foi lido em muitos comentários. refutadas hipóteses ano após o triunfo do Il  Volo de televoto (1.Italy - 366, 2.Russia - 286, 3.Sweden - 279) com "Big Love", então o resultado derrubados pelo júri que concedeu o trio apenas o terceiro lugar.  Il Volo naquela ocasião também ganhou o prestigiado Marcel Besançon Prêmios indo para o melhor participante votou pela imprensa e os meios de comunicação durante o evento. Por outro lado, este argumento já tinha sido contrariada pelo sucesso mundial de Andrea Bocelli e Pavarotti. É, de facto, não é necessário para compreender as palavras de apreciar uma peça de música, ou apenas aqueles que sabem Inglês ou Espanhol iria admirar os inúmeros vocalistas estrangeiras famosas em todo o mundo.
O que decreta o sucesso universal de um artista, uma música ou uma peça de música é simplesmente a sua capacidade para satisfazer o desejo de beleza e harmonia que é inerente a cada um de nós.

"A beleza da voz do cantor nos toca em um lugar que é pessoal, como o lugar de onde emitiu Aquela voz. Se uma das coisas estranhas sobre cantores é o êxtase de rendição eles inspiram, outra coisa estranha é a resposta desmascaramento ao cantor pode despertar uma vez que tenhamos recuperado os sentidos. é como se tivessem enganado-nos para amá-los, diddled nosso hard-fiação, localizada na vulnerabilidade que pensávamos que tinha há muito tempo blindado terminado. apaixonar-se com um cantor é como estar adolescente cada vez que acontece ".
( "A beleza da voz do cantor nos toca em um lugar que é tão profundo como o lugar de onde a voz surgiu. Se uma das coisas estranhas sobre os cantores é ecstasy e entrega que inspiram, outra coisa estranho é a reação de desmistificação de que um cantor pode agitar uma vez que tenhamos recuperado os sentidos. E 'como se nos tivesse enganado a amá-los, eles ganharam com traindo a nossa resistência, descobriu uma vulnerabilidade que pensávamos era blindado. Apaixone-se um cantor é como ser um adolescente cada vez que acontece. ")
Este é um trecho da introdução de Jonathan Lethem aos maiores cantores de todos os recurso de tempo no 27 de novembro de 2008 edição da Rolling Stone, disponível  em arquivo digital . Um painel de 179 peritos classificaram os vocalistas.

notas:
(1) - Ignazio Boschetto escreveu e compôs a música em espanhol "Hablando de ti" e propôs um solista em vários concertos em 2016, com grande sucesso.
(2) - Patrick Leonard é também o autor de canções de Madonna, o que contribui minimamente para a elaboração dos textos. "Eu sou uma dessas pessoas por trás das cenas", diz Leonard "Mas eu sou grato a Nossa Senhora, porque se ele não tivesse cantado minhas músicas não teria conhecido a ninguém, e agora eu não podia fazer o que estou fazendo (anote) (" Sou um dessas pessoas por trás da cortina. ", diz Leonard." por que eu sou grato a Madonna Porque se ela não tivesse cantado Essas canções, ninguém teria ouvido falar deles. ela tornou possível para mim fazer o que estou fazendo agora. ").
(3) - Muitos acreditam que algumas das canções Beyoncé são autobiográficas, mas escrevê-los é Linda Perry, que foi feito esta pergunta: "Linda, você se sente quando Beyoncé mudar uma única palavra do texto e assumir a paternidade.Como o autor, ele não te incomoda? E ela responde: "Bem, alguns desses artistas pensam que, se não fosse por eles a sua música não se tornou famoso sempre tão apropriado, mas todo mundo sabe a verdade" ( "Linda, como você se sente sobre Beyoncé mudar uma palavra em uma canção escrita e obtenção de crédito. isso te incomoda como compositor? "..." bem, alguns desses artistas acreditam que se não fosse por eles a sua música nunca iria chegar lá assim que tomar um corte de apenas porque eles são quem eles são, mas todos sabem a verdade real ").
(4) - Zucchero, Laura Pausini e Eros Ramazzotti estão entre os poucos italiano famoso no exterior e "exportação" para a originalidade da melodia e a grande atenção ao arranjo da música. Além disso, eles têm um dueto com artistas estrangeiros famosos pela sua notável vocal.



Confira matéria original:
Site fonte:
http://mobile.agoravox.it/Il-Volo-le-ragioni-di-un-successo.html


Editado por 
FC IL VOLO BRASIL